Notícias

29 de junho de 2017

Evento internacional em Brasília debate oportunidades de crescimento para o Brasil em uma economia de baixo carbono


No último dia 27 de junho, Brasília recebeu o Encontro Internacional sobre Estratégias de Desenvolvimento de Longo Prazo e Mudanças Climáticas.  Nele, especialistas alemães e mexicanos compartilharam suas experiências na elaboração de seus planos estratégicos de baixo carbono de longo prazo (LTS, na sigla em inglês) em um evento que deu o pontapé inicial aos debates com a sociedade civil e demais stakeholders sobre a elaboração do plano brasileiro. O debate foi uma iniciativa do iCS-Instituto Clima e Sociedade, em parceria com a Embaixada da Alemanha e FBMC, e teve transmissão via streaming pelo youtube do iCS, que já pode ser conferido aqui.

O evento do iCS discutiu como o Brasil pode desenvolver seu plano de longo prazo e como ele deve envolver outros públicos com grande potencial de liderar as  mudanças necessárias para uma transição para economia de baixo carbono, tais como empresas, cidades e estados. A Plataforma 2050, que foi apresentada pela primeira vez no Brasil durante o evento, se encaixa nessa visão. Lançada durante a CoP22, em Marrakesh, a Plataforma 2050 apoiará países, cidades e empresas que procuram desenvolver estratégias de descarbonização da economia no longo prazo, inclusive através o compartilhamento de recursos (incluindo capacitação), conhecimentos e experiências.

Para Ana Toni, diretora executiva do iCS, “O desafio do país é perceber que as mudanças climáticas podem ser uma alavanca para o desenvolvimento. É uma questão político-social de olhar para uma nova economia do mundo descarbonizado”.

Faça o download dos materiais disponibilizados no Encontro e assista aos vídeos produzidos:

Germany Climate Action Plan

Infográfico – Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo de Baixas Emissões de GEE

FEBRABAN – Desenvolvendo a estratégia de longo prazo para a redução de GEE

Assista também o vídeo para conhecer mais sobre a iniciativa alemã.

Confira aqui a entrevista de Rodolfo Lacy Tamayo, Secretário de Planejamento e Política Ambiental, da Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales do Governo do México.

2017. Todos os direitos reservados.