Notícias

11 de outubro de 2017

No mês da mobilidade, donatários do iCS realizam série de atividades sobre bicicletas, caminhabilidade e transportes públicos


Setembro foi o mês da mobilidade, e inúmeros donatários do iCS aproveitaram a oportunidade para discutir e mobilizar a população sobre a importância da caminhabilidade e dos transportes movidos à propulsão humana.

No dia 22, Dia Mundial sem Carro, a Cidade Ativa divulgou a campanha Cidade Ativa Adverte (uma referência à campanha contra o cigarro), que ressalta os males à saúde causados pelos automóveis. Trata-se de uma série de adesivos criativos abrangendo quatro temas: poluição, sedentarismo, estresse e lesões por colisão.

cidade ativa

Na mesma data, o SPTV, telejornal da Rede Globo, acompanhou uma pedestre pelas ruas e calçadas de São Paulo, mostrando a importância de uma cidade pensada para a caminhabilidade, e os desafios atuais na maior metrópole do Brasil. Renato Mello, do Corrida Amiga, acompanhou o trajeto.

Dois dias antes, a Rede Nossa São Paulo e o Cidade dos Sonhos lançaram a 11ª edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana, que revela a percepção da população em relação ao trânsito e ao transporte público na capital paulista. Entre os destaques, a piora do nível de satisfação em todos os itens relacionados aos aspectos dos serviços de locomoção, contrariando a tendência de melhora registrada desde 2008; a insegurança de 58% dos entrevistados ao utilizar ciclovias ou ciclofaixas; e a certeza de que, para 42% dos paulistanos, as faixas de pedestres estão sendo menos respeitadas.

Mobilidade Urbana

O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), por sua vez, lançou um filme de animação explicando o que é mobilidade urbana, com a seguinte mensagem: “Todos têm direito a um sistema de transporte de qualidade para ter acesso a saúde, educação, lazer, trabalho e muito mais. “

IDEC

Para finalizar o mês repleto de ações em prol de melhorias na mobilidade, o Ciclocidade convidou a sociedade para um sábado de rodas de conversa e confraternizações, no dia 30. Entre os temas propostos, a violência de gênero e o atual cenário da mobilidade por bicicleta em São Paulo.

2017. Todos os direitos reservados.