Notícias

24 de outubro de 2017

Parceria entre iCS e EPE segue gerando oportunidades de reflexão e troca de experiências sobre o setor elétrico


Em 17/10/2017, o iCS realizou, em parceria com a EPE e o Agora Energiewende, o Workshop Internacional “O Futuro do Setor Elétrico: Segurança e Flexibilidade nos Contextos de Brasil e Alemanha”. Com abertura de Ana Toni, Diretora-Executiva do Clima e Sociedade, Luiz Augusto Barroso, presidente da EPE, e Annette Windmeisser, Ministra Conselheira e Chefe de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável na Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil, o evento tratou de experiências em curso no setor elétrico brasileiro e alemão.

“Gostaria de agradecer ao Instituto Clima e Sociedade pela organização desse fórum, e acho que mais uma vez avançamos aqui na EPE com eventos de discussão de ações que são absolutamente importantes para o futuro energético do Brasil. O que queremos é justamente a discussão, para que a gente daqui possa ter material útil para tomarmos ações efetivamente praticas que possam nortear os estudos de planejamento no Brasil. Queremos melhorar nossos processos para que ganhe o setor elétrico, ganhe o país e ganhe a sociedade como um todo” disse Luiz Barroso.

Foto 17.10

Ana Toni, por sua vez, ressaltou a relevância de se pensar energia no longo prazo, mesmo em um momento tão difícil de se falar de futuro no Brasil “Não temos muitas opções. Trata-se de um futuro de baixo carbono e de como chegaremos lá juntos. Esse encontro é muito importante porque traz nossos colegas do Agora. Somos parte de uma rede internacional e queremos muito aprender com o que já está acontecendo em outros países. Essa parceria Brasil-Alemanha, embora as diferenças entre os países sejam inúmeras, inclusive do ponto de vista de energia e de personalidade, é importante porque todos têm muito a aprender com ela”.

O iCS transmitiu o workshop na íntegra pelo Youtube, com cerca de 300 visualizações. Confira aqui.

Este foi o evento mais recente de uma série de encontros e workshops realizados pelo iCS, em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), desde setembro de 2016. Reunindo os mais diversos setores da sociedade, estes encontros tem sido uma oportunidade ímpar para debater os rumos do setor elétrico brasileiro.

Os eventos anteriores focaram especialmente a questão da eficiência energética, peça-chave para a redução das emissões de gases de efeito estufa – e, consequentemente, para o cumprimento das metas brasileiras estipuladas na NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada, na sigla em inglês). Confira, abaixo, um breve resumo sobre os primeiros eventos:

Workshop Internacional “O Papel da Eficiência Energética na Economia de Baixo Carbono”

2016-09 - evento na EPE

Realizado no dia 27 de setembro de 2016, o encontro teve a presença de autoridades dos setores de energia, academia e sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais. Com as participações de nomes como Brian Motherway (Chefe do Departamento de Eficiência Energética da Agência Internacional de Energia), Dan Hamza-Goodacre (representante da ClimateWorks Foundation, financiador do iCS), Benoît Lebot (IPEEC), Gilberto Jannuzzi (IEI) e Luiz Augusto Barroso (presidente da EPE), o workshop debateu eficiência energética sob quatro óticas: “O cenário internacional da eficiência energética”, “A INDC brasileira e os desafios da eficiência energética”. “Eficiência Energética: como o Brasil pode avançar?” e “Instrumentos financeiros para investimento em eficiência energética”. Este workshop teve aproximadamente 150 participantes presenciais, além de transmissão ao vivo via streaming.

Oficina de “Eficiência Energética na Indústria Brasileira”

No dia 4 de outubro de 2016, a EPE promoveu em sua sede, em parceria com o iCS e GIZ, a oficina “Eficiência Energética na Indústria Brasileira”. Os principais objetivos do encontro foram: estreitar o canal entre a indústria e o planejamento energético; aperfeiçoar as políticas e os instrumentos de eficiência na indústria (Plano de Eficiência Energética); facilitar o diálogo técnico setorial entre os agentes; e avaliar os resultados de estudos desenvolvidos pela EPE, com a colaboração do GIZ, sobre “Curvas de Custo e Potencial de Eficiência Energética”.

Entre os presentes, representantes do: GIZ; Embaixada do Reino Unido em Brasília; Confederação Nacional da Indústria (CNI); Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace); associações setoriais da indústria; de grandes empresas, como Votorantim, Vale e Usiminas; técnicos da EPE; além de consultores dos estudos de “Curvas de Custo e Potencial de Eficiência Energética”.

Workshop “Plano de Ação de Eficiência Energética”

2016-12-02 - Workshop na EPE

Debater e desenvolver sugestões concretas para a elaboração de um plano de eficiência energética em vários setores da economia e sociedade brasileiras. Esse foi o objetivo principal do evento, realizado no auditório da EPE no dia 2 de dezembro de 2016. Durante a manhã, após a breve apresentação de todos os participantes, David Morgado, da Agência Internacional de Energia (IEA), apresentou as Políticas de Eficiência Energética. Em seguida, todos os presentes foram divididos em cinco grupos de trabalho, nas temáticas de financiamento, edificações, estado, indústria e transporte. Todas as perguntas que guiaram os exercícios e debates tinham como base as seguintes óticas: “Políticas Públicas de Eficiência Energética” e “Plano de Ação de Eficiência Energética”.

Workshop “Mecanismos de Financiamento para a Eficiência Energética no Brasil”

Os mecanismos de financiamento para a eficiência energética no Brasil, um dos assuntos de maior relevância na área de energia, foram o tema do quarto encontro no âmbito da parceria EPE e iCS, realizado em 31 de março de 2017, no centro do Rio de Janeiro. O evento reuniu especialistas para debater e desenvolver uma agenda de atuação com o mercado financeiro de modo a compatibilizar produtos financeiros com iniciativas governamentais para a eficiência energética no contexto nacional.

2017-03-31 - evento na EPE 3

Durante a manhã, as linhas de financiamento da ANEEL, CAF, BNDES, Santander, FEBRABAN, Itaú, Carbon Trust e Sitawi foram apresentadas, assim como as experiências internacionais na área, sob a apresentação de Maria Eugenia Taborda (Itaú Unibanco) – na ocasião, representante e co-chair do G20 EEFTG & UNEP FI.

Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho, que debateram e apresentaram propostas nos temas de “Mecanismos de Garantia/Securitização”, considerando-se a mitigação de riscos para o financiamento de projetos de eficiência energética a partir da descrição, avaliação, deficiências e propostas de melhoria nos instrumentos de financiamento já existentes; e “Fundos e Captações”, focado em encontrar maneiras de viabilizar um fundo para mitigação de riscos de financiamento de projetos na área para micro e pequenas empresas.

O iCS considera fundamental fortalecer a discussão e os planos de ação e metas, além das oportunidades de financiamento, para o setor elétrico brasileiro reduzir as suas emissões de carbono no médio e longo prazo. Para isso, reafirma a importância de sua frutífera relação com a Empresa de Pesquisa Energética, e se mantém ativo na organização conjunta de fóruns, discussões e projetos.

Confira os estudos que foram apresentados no Workshop:

Wills – O Futuro do Setor Elétrico  |  Markus Steigenberger – Energy Transition  |  Marcelo Prais – ONS  |  Rafael Ferreira – EPE

Assista o Workshop pelo Canal do iCS no Youtube:

Parte 1: https://youtu.be/8gc_TCzhLVQ

Parte 2: https://youtu.be/OhE7qQHoOf0

Parte 3: https://youtu.be/OhE7qQHoOf0

2017. Todos os direitos reservados.