Avina | Observatório do Clima

Fortalecer o Observatório do Clima e seu Sistema SEEG

  • Organização: AVINA / OC – Observatório do Clima
  • Estratégia: Política Climática
  • Valor USD: $ 220.000
  • Ano/Duração: 2015 – 12 meses

Resumo

Esta nova concessão para o Observatório do Clima foca no fortalecimento do seu trabalho através do aumento da participação de seus membros em trabalhos de advocacia, pressionando o governo brasileiro a entregar um nível de ambição apropriado no processo de negociações da UNFCCC pós-2020 na COP21, e garantir que as mudanças climáticas sejam integradas no desenvolvimento de políticas e planos do país.

Uma rede mais forte com aumento do engajamento de seus membros, associada com a produção de dados fortes, análise e recomendações e trabalho monitorado, apoiados por uma estratégia de comunicação consistente, permitirá que o Observatório do Clima estruture o debate sobre mudanças climáticas no Brasil e entenda qual o papel do país na arena climática internacional. 
Essa concessão será alocada para apoiar a coordenação das políticas, advocacia e trabalho técnico do Observatório do Clima, na produção de dados críticos e confiáveis sobre emissões de GEE de setores chave (energia e processos industriais), para conectar a avaliação das tendências de emissão com mudanças na estrutura das políticas climáticas e para disseminar resultados para uma audiência ampla. Isso permitirá que o Observatório do Clima ressoe suas recomendações em um período de decisões críticas a serem tomadas pelo Governo do Brasil, incluindo aquelas relacionadas aos comprometimentos que o Brasil irá tomar sob um novo acordo climático global.


Resultados / Objetivos / Atividades

O projeto tem três principais objetivos:

  1. Qualificar o debate de mudanças climáticas dentro da sociedade civil e o diálogo com o governo e a comunidade empresarial
  2. Consolidar o OC como referência de dados fortes e de fácil acesso ao usuário, produção de análises profundas e advocacia das partes interessadas
  3. Pressionar o Brasil a adotar posições mais ambiciosas no cenário internacional e na política climática nacional

Suporte à Consolidação e Expansão do Sistema de Estimação para as Emissões Anuais de Gases do Efeito Estufa (GEE) e ao Observatório do Clima

  • Organização: Fundação AVINA e Observatório do Clima
  • Estratégia: Política Climática
  • Valor USD: $ 200.200
  • Ano/Duração: 2014 – 12 meses

Resumo

A AVINA e o Observatório do Clima promoverão uma mudança no debate nacional sobre mudanças climáticas através de duas ações principais: i) consolidar, melhorar e expandir o Sistema de Estimativa para as Emissões Brasileiras de Gases do Efeito Estufa (SEEG) com dados atualizados para 2013, além de discriminar as emissões de cada estado e ii) desenvolver e implementar uma agenda crítica e construtiva para a análise contínua das políticas públicas sobre clima e desenvolvimento e as posições diplomáticas do Brasil no assunto de encontros globais sobre clima em 2014 e 2015.


Resultados / Objetivos / Atividades

Resultados para essa concessão incluem: i) que as principais audiências sejam informadas e engajadas em debates promovidos pelo Observatório do Clima e seus parceiros e ii) que as questões relacionadas à mudança climática ocupem lugar relevante no debate da agenda nacional de desenvolvimento do Brasil.


Destaques

Estimativas para gases do efeito estufa no Brasil em 2013, seccionadas por gases, estados e emissões históricas até os anos 70, assim como emissões setoriais e relatórios analíticos já estão disponíveis no site da SEEG. Novos relatórios analíticos estão prestes a serem publicados. O Observatório do Clima teve mais de 75 inserções na mídia, incluindo mídia nacional e internacional, entrevistas, op-eds e artigos. Eles também estão participando ativamente na elaboração da proposta para o INDC Brasil.