Bike Anjo

Inclusão de bicicletas nos planos de mobilidade urbana

  • Organização: Bike Anjo
  • Estratégia: Transporte
  • Valor USD: $ 98.879
  • Ano/Duração: 2015 – 12 meses

Resumo

Este projeto irá contribuir para a inclusão adequada das bicicletas como meio de transporte em projetos de mobilidade urbana, promovendo uma mobilidade de baixo carbono e qualidade de vida para os cidadãos, assim como um fortalecimento de organizações da sociedade civil a fim de promover o uso de bicicletas no Brasil. Esse projeto possui um componente técnico – o desenvolvimento de um guia político – que permita os policy makers, assim como as organizações da sociedade civil, a introduzirem apropriadamente o uso de bicicletas nos planos de mobilidade urbana. Esse projeto também irá apoiar as organizações da sociedade civil que trabalham na promoção de bicicletas em dez cidades do Brasil para que possam pressionar e monitorar a inclusão de bicicletas em seus planos de mobilidade urbana. Três instituições serão apoiadas por essa concessão: Bike Anjo, Transporte Ativo e União de Ciclistas do Brasil. Dez cidades foram escolhidas para receber apoio direto dentro desse projeto: Manaus/AM, Salvador/BA, Maringá/PR, Cachoeirinha/RS, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Recife/PE, Bragança Paulista/SP, Poços de Caldas/MG e Campo Grande/MS.


Resultados / Objetivos / Atividades

  1. Apoiar organizações da sociedade civil, cidadãos e policy makers ao inserir o ciclismo em planos de mobilidade municipais, através do fornecimento de um guia técnico com detalhes sobre infraestrutura da bicicleta, interações entre bicicletas e outros meios de transporte, e outros problemas pertinentes.
  2. Promover a influência de organizações locais e cidadãos e tomadores de decisões a fim de priorizar efetivamente o uso de bicicletas em planos de mobilidade urbana.
  3. Obter informações e avaliar o estado da inclusão das bicicletas nos planos de mobilidade urbana nas cidades brasileiras selecionadas, focando no uso das mesmas.
  4. Melhorar a estrutura organizacional da Bike Anjo no que diz respeito ao gerenciamento, à comunicação e ao levantamento de fundos para atingir um maior nível de profissionalismo dessas organizações e um alcance maior da missão de promover o ciclismo no Brasil.