BVRio

Mercados de logística reversa

  • Organização: BVRio – Bolsa verde do Rio de Janeiro
  • Estratégia: Resíduos Sólidos
  • Valor USD: $ 216.000
  • Ano/Duração: 2012 – 12 meses

Resumo

Logística Reversa é um instrumento definido por lei que consiste em ações que visam viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, como grande variedade de produtos industriais e de embalagens, ao setor empresarial, para voltarem como matéria prima ao ciclo produtivo, através de descarte adequado.

A falta de conhecimento de muitas empresas em relação à resíduos e seu descarte, assim como ao limitado capital de muitas Associações de coletas e reciclagem, incentivou a Climate Works a financiar uma “bolsa” que executará duas ações principais:
i) a sub-contratação de associações de resíduos por indústrias sujeitas às “legislações de reciclagem” do Brasil e ii) o desenvolvimento de um processo de certificação reconhecido legalmente. A CW ainda não é capaz de estimar as diminuições das emissões resultadas da iniciativa.


Resultados / Objetivos / Atividades

O objetivo principal desta doação será o de desenvolver um sistema de Créditos de Reciclagem Comercializáveis que ajudará a garantir a prática da logística reversa, estabelecida pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos