CDP

Criar o case para um preço de carbono eficaz para acelerar a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono no Brasil

  • Organização: CDP – Projeto de Divulgação do Carbono
  • Estratégia: Política Climática
  • Valor USD: $ 50.000
  • Ano/Duração: 2015 – 5 meses

Resumo

Esse projeto tem como objetivo inserir o Brasil na discussão internacional do “SNAP 2 Projeto de Precificação do Carbono – Percorrer com Sucesso uma Via Adaptativa para 2 graus”, uma iniciativa do Banco Mundial, do CDP e da “We Mean Business”. Snap 2 irá produzir perspectivas que irão mostrar o papel de um preço eficaz de carbono na transição para uma economia sustentável e de baixo carbono. Irá promover um conjunto de ferramentas para corporações nacionais e tomadores de decisões públicos para ajustar suas estratégias para cenários de carbono e catalisar o investimento para reduzir as emissões e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. Esta concessão irá engajar as partes interessadas brasileiras nesse exercício de criação de cenário internacional. As perspectivas plausíveis irão fornecer uma estrutura de conhecimento e aprendizagem para muitas partes interessadas percorrem os caminhos para manter a temperatura abaixo de 2oC. 
O financiamento da ICS irá cobrir a seção de engajamento com as partes interessadas brasileiras, um guia baseado nos estudos desenvolvidos no Brasil, a tradução para português do rascunho do conjunto de ferramentas do SNAP 2, assim como um relatório com reflexões para um maior engajamento de companhias brasileiras, o estudo do caso e os testemunhos em vídeo.


Resultados / Objetivos / Atividades

Os principais objetivos dessa concessão são:

  1. 
Engajar o Brasil em um debate internacional sobre a precificação do carbono através do aumento do entendimento de possíveis oportunidades para o Brasil que cenários diferentes de precificação do carbono apresentam.
  2. Engajar os tomadores de decisões de companhias e instituições de investimento, especialistas internacionais, do governo e representantes da sociedade civil em debates de precificação do carbono no contexto da competitividade do futuro da economia brasileira.