CIDADE ATIVA

Mobilidade de Pedestres: O estado da arte do movimento de pedestres no Brasil

  • Organização: CA – Cidade Ativa / Corrida Amiga
  • Estratégia: Transporte
  • Valor USD: $ 76.000
  • Ano/Duração: 2015 – 12 meses

Resumo

O objetivo dessa concessão é fortalecer duas instituições, a Cidade Ativa e a Corrida Amiga, que lidam com mobilidade de pedestres no Brasil. Irá apoiar o desenvolvimento de um estudo de movimentos nacionais de mobilidade dos pedestres, incluindo atores envolvidos no assunto, projetos em andamento, melhores práticas e legislações relevantes para o assunto. Também irá permitir aos interessados, que lidam com mobilidade de pedestres, tenham uma visão clara e geral de iniciativas relevantes, onde se posicionam dentro do movimento nacional e em qual aspecto legal eles operam.

As organizações mencionadas acima usarão as informações coletadas para identificar oportunidades e desafios, resultando em um Plano de Ação que guiará o trabalho de ambas organizações. Esta será a base de uma estratégia interna e da criação de um Programa de Mobilidade de Pedestres mais amplo. Finalmente, esta concessão irá apoiar ambas iniciativas na criação de um plano de levantamento de fundos, assim como estratégias de comunicação e organização.

É a primeira vez que uma concessão da LARCI/ICS lida diretamente com mobilidade de pedestres. Este é um campo nascente no Brasil e portanto, uma oportunidade para apoiar seu desenvolvimento desde seus estágios iniciais.


Resultados / Objetivos / Atividades

Esta concessão tem cinco objetivos principais:

  1. Iniciativas de mapeamento de caminhos e de mobilidade de pedestres no Brasil, através de uma pesquisa nacional. Catalogar organizações e iniciativas.
  2. Mapeamento de leis e políticas que afetam a capacidade de andar nas cidades.
  3. Definir estratégias internas para incentivar a caminhada e a mobilidade de pedestres, formando o pilar do Programa de Mobilidade Urbana da instituição
  4. Disponibilizar conhecimento catalogado para outras instituições através da criação de uma plataforma online.
  5. Fortalecer as instituições através do desenvolvimento de planos Organizacionais, de Levantamento de Fundos e de Comunicação.