FUJB / UFRJ

Laboratório de Mobilidade Sustentável

  • Organização: FUJB / UFRJ – Fundação Universitária José Bonifácio (Programa de Pós-Graduação e Urbanismo da UFRJ)
  • Estratégia: Transporte
  • Valor USD: $ 50.700
  • Ano/Duração: 2015 – 12 meses

Resumo

O objetivo dessa concessão é fortalecer o Laboratório de Mobilidade Sustentável do Departamento de Pesquisa Avançada sobre Urbanismo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Este Laboratório tem como objetivo tornar–se referência nacional em pesquisa inovadora e soluções de design de mobilidade urbana, com foco em bicicletas e pedestres. Este tópico é frequentemente negligenciado pelas entidades acadêmicas existentes e a maioria da literatura disponível sobre este tema específico no Brasil cobre casos internacionais e pouco refletem na realidade nacional. 
Esta concessão foca em fortalecer o Laboratório através da adoção de produção de dados e conhecimento através de inúmeras novas pesquisas de mestrado e doutorado, promovendo conhecimento acadêmico e práticas de treinamento futuro no campo de mobilidade ativa. O Laboratório também foca em servir como ponte entre policy makers, think-tanks, atividades e pesquisadores. 
Esse laboratório trará um rigor acadêmico muito necessário e pesquisa para discussões correntes sobre tópicos de mobilidade ativa. Entre seus tópicos de pesquisa estão o desenvolvimento de indicadores padronizados para a avaliação da promoção nacional de bicicletas e de mobilidade de pedestres, identificando o perfil dos usuários de bicicleta e outros. Essa concessão irá apoiar desenvolvimento institucional para o Laboratório, incluindo planos de levantamento de fundos para aumentar o número de pesquisas nessa área.
Essa será a primeira concessão de mobilidade urbana da LARCI/ICS que beneficia diretamente uma instituição acadêmica. A instituição também será conectada com outra importante instituição sedeada na PROURB, o Observatório de Metrópoles.


Resultados / Objetivos / Atividades

A concessão tem quatro objetivos principais:

  1. 
Coleta, pesquisa e publicação de dados.
  2. Reforçar a visibilidade do Laboratório de Mobilidade Sustentável.
  3. Desenvolvimento de um plano de levantamento de fundos.
  4. Estabelecer novas colaborações com laboratórios da UFRJ, de ONGs, do Governo Local e outros.