FUNBIO

Fundo das Cidades Sustentáveis (FCS)

  • Organização: FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade
  • Estratégia: Política Climática
  • Valor USD: $ 242.000
  • Ano/Duração: 2013 – 12 meses

Resumo

Esta concessão apoiará um trabalho de avaliação inicial sobre recursos atuais do Fundo por setor (por exemplo, transporte, lixo, energia, etc.) e disponibilidade, entre potenciais doadores, para um “fundo urbano”. Posteriormente, a FUNBIO usará o resultado desta avaliação com o intuito de desenvolver novos mecanismos que possam oferecer melhor suporte social urbano, ambiental e agendas de mudanças climáticas, através do estabelecimento de uma estrutura inicial do Fundo das Cidades Sustentáveis. Durante a terceira fase do projeto, esta concessão apoiará o planejamento inicial do Fundo, o levantamento de fundos e um período de incubação na FUNBIO a fim de testar a avaliação, os novos mecanismos e as premissas iniciais do projeto.


Resultados / Objetivos / Atividades

Resultados para essa concessão ocorrerão em quatro fases: “Fase 1 – Avaliação Inicial”, “Fase 2 – Estudo de Viabilidade e Desenvolvimento do Mecanismo”, “Fase 3 – Road Show – Levantamento de Fundos e Incubação do Projeto” e “Fase 4 – Incubação e Teste”.


Destaques

O projeto se encontra em fase de implementação, mas foram realizadas entrevistas com pessoas relevantes da agenda urbana, assim como um workshop para consolidar e validar os primeiros resultados dessas entrevistas.

Rio+20

  • Organização: FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade
  • Estratégia: Política Climática
  • Valor USD: $ 63.000
  • Ano/Duração: 2012 – 12 meses

Resumo

Doação que apoiará o Programa de Diálogos Sustentáveis da FUNBIO na Rio+20, que tem como objetivo estabelecer colaboração entre o governo, a sociedade civil e o setor privado no que diz respeito às questões da economia verde e das cidades sustentáveis. Como parte dessa doação, a FUNBIO contratará suporte administrativo adicional para melhor explorar a agenda urbana e pensar numa potencial parceria com a LARCI – Latin America Regional Climate Initiative. 


Resultados / Objetivos / Atividades

Objetivos: i) contribuir para a construção de uma sociedade consciente e conectada (incluindo o setor privado, o governo, acadêmicos e a sociedade civil) e ii) publicar documento com considerações finais.


Destaques

O Programa de Diálogos Sustentáveis da Funbio consolidou seu importante papel na promoção de debates sustentáveis com líderes de diferentes setores e é importante ferramenta para construir posições e levantar discussões gerais ou específicas que contribuam para a consciência do empresariado brasileiro e a consolidação do programa como um espaço de discussão qualificado.