Rio Como Vamos

Percepções e Ações Sobre Problemas de Sustentabilidade

  • Organização: RCV – Rio Como Vamos
  • Estratégia: Resíduos Sólidos
  • Valor USD: $ 125.000
  • Ano/Duração: 2012 – 13 meses

Resumo

Essa doação apoiará três projetos: i) desenvolvimento de questionário e pesquisa sobre o 
Rio Sustentável; ii) promover encontros técnicos e discussões sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e inseri-los no plano de ação focado em cinco regiões temáticas agrupadas sob uma política especial de segurança pública – como as UPPs – com o objetivo de levar ao conhecimento da população a importância do descarte adequado dos resíduos sólidos; e, por fim, iii) acompanhar as Estratégias de Políticas Públicas com o intuito de melhorar e maximizar o uso das Matrizes de Monitoramento Público através de um novo foco em programas específicos relacionados à Copa do Mundo (2014) e às Olimpíadas (2016), assim como projetos decorrentes da Câmara de Vereadores locais (“Câmara Municipal”).

Resultados: i) melhores ferramentas para o Monitoramento de Políticas Públicas que permitam maior influência do RCV nas decisões do governo local do Rio no que diz respeito às áreas de resíduos sólidos e de transporte; e ii) abordagem inovadora e experimental para o gerenciamento de resíduos sólidos dentro dos 5 projetos pilotos das UPPs.


Destaques

i) pesquisa sobre opinião dos cariocas a respeito de sustentabilidade, políticas públicas e qualidade de vida revelou alto nível de descontentamento em relação à inúmeros problemas do setor público. 1.741 pessoas foram entrevistadas e 1.000 cópias do estudo foram impressas e distribuídas. O jornal “O Globo” mencionou a pesquisa 20 vezes em seus veículos e o estudo veiculado 300 vezes em televisões dos ônibus da cidade. Essa pesquisa também resultou em uma nova parceria entre a RCV e o ITDP; ii) a RCV criou um novo conjunto de indicadores para monitoramento de problemas “de Mobilidade Urbana”, “de Infraestrutura”, “de Meio Ambiente” e “Sociais” no Rio de Janeiro.