The Rio Climate Challenge

Advocacia de Mitigação no Brasil

  • Organização: CBC – Centro Brasil no Clima/The Rio Climate Challenge
  • Estratégia: Política Climática
  • Valor USD: $ 130.000
  • Ano/Duração: 2015 – 9 meses

Resumo

Essa concessão irá apoiar o Centro Brasil no Clima/”The Rio Climate Challenge” (CBC/RCC), um “think tank”que foi recentemente formado sob a liderança do ex- deputado de Alfredo Sirkis. O propósito central do CBC é trabalhar com outras organizações afins com o objetivo de influenciar a tomada de decisões no governo e no Congresso para uma ação demandada pelo paradigma de 2 graus/450 ppm. A LARCI irá apoiar o trabalho do CBC, no campo da advocacia, para melhorar a mitigação de mudanças climáticas no Brasil. A primeira concessão para a CBC pretende apoiar atividades da CBC antes e imediatamente depois do encontro em Paris da UNFCCC. Trabalhando com tomadores de decisão no governo, empresas e sociedade civil, a CBC tem como objetivo dar visibilidade e desenvolver estratégias para empurrar o Brasil em direção a um INDC mais ambicioso.


Resultados / Objetivos / Atividades

  1. Promover e organizar sete encontros, assim como audiências e debates com políticos do governo federal, membros do parlamento, líderes de negócios, executivos da mídia e ONGs relacionadas ao INDC brasileiro e ao papel do Brasil na COP 21.
  2. Produzir e distribuir 2 (dois) relatórios sobre atividades – de Junho/Julho e de Agosto até Novembro, 1 (um) relatório sobre o processo preparatório diplomático, pelo governo brasileiro, em Bonn, por volta do mês de Outubro e 1 (um) relatório sobre o lobbying durante a COP 21, em Paris.
  3. Monitorar a opinião do público brasileiro através da mídia e de redes sociais, produzindo, por exemplo, um clipe de novidades sobre os principais artigos pré-COP.
  4. Escrever artigos, relatórios e/ou dar entrevistas nos principais jornais e na TV brasileira.
  5. Implementar uma pesquisa legal e uma colaboração com o Congresso para incorporar compromissos do Brasil na COP 21 na “Lei de Mudança Climática” 12187/09.
  6. Produzir um plano de ação para 2016 com alterações para serem aprovados pelas duas casas do Congresso, assinadas pelo Presidente e trabalhar com o Executivo as políticas climáticas nacionais.

Destaques

Recentemente aprovada, essa concessão irá apoiar a criação de um “think tank”. O grupo juntado por Alfredo Sirkis na CBC é bem ativo e muitos encontros e discussões estão sendo realizadas para influenciar a posição brasileira em Paris.