Notícias

15 de março de 2017

Workshop discute a importância da avaliação de impacto de intervenções em mudanças climáticas


Entre os dias 7 e 9 de março, aconteceu, no Rio de Janeiro, o workshop “Designing, Managing & Undertaking Impact Evaluations for Climate Change Interventions”. Este evento teve como objetivo a expansão do uso de técnicas de avaliação de impacto em projetos desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos no Brasil, com foco nas mudanças do clima.

20170309_125713 - ok

O encontro foi idealizado por CIFF (Children’s Investiment Fund Foundation), uma das organizações que apoiam o iCS, e ministrado por 3iE (International Initiative for Impact Evaluation), organização que faz doações, consultorias e treinamentos em avaliação de impacto. O Clima e Sociedade, além oferecer todo apoio logístico para a realização do evento, também pôde convidar alguns de seus donatários para participar deste importante treinamento.

Os dois primeiros dias do workshop foram dedicados ao desenvolvimento de habilidades, com apresentações de conteúdo relacionadas aos principais conceitos de avaliação, intercaladas com pequenos trabalhos em grupo. Já no terceiro e último dia o foco se transferiu para as atividades em equipe, a partir das quais foram apresentadas propostas de como aplicar as ferramentas aprendidas para avaliar o impacto de intervenções relativas a geração de eletricidade, comunicação em mudanças climáticas, mobilidade ativa, transporte público e reflorestamento.

“O que eu achei mais notável nessa oficina foi o entusiasmo do grupo. Não só havia muito interesse em aprender, como os participantes se envolveram ativamente nas tarefas e permaneceram ativos durante todos os dias. Como treinadores, dependemos muito de nossas interações com o público, e Ben e eu nos sentimos energizados trabalhando com essas pessoas”, disse Netta Goel, Senior Evaluation Specialist da 3iE e uma das facilitadoras do workshop ao lado de Benjamin Wood, também da 3iE.

 

Ao todo, 34 pessoas marcaram presença no workshop, além dos dois instrutores e de Catherine Harbour, Manager Evidence, Measurement & Evaluation da CIFF. A pesquisa de satisfação realizada após o workshop demonstrou o sentimento dos participantes:

  • 80% dos presentes concordam firmemente ou concordam que “a informação foi apresentada de uma maneira organizada”20170308_151439
  • 76% concordam firmemente ou concordam que “eu vou aplicar os ensinamentos do workshop no meu trabalho”
  • 76% concordam firmemente ou concordam que “o workshop foi útil para mim”
  • 88% acreditam que “dado o escopo do workshop”, ele teve “o tamanho certo”
  • Das sessões individuais, a Teoria da Mudança e os Quadros Lógicos foram considerados os mais populares, com 96% dos participantes os considerando muito útil ou útil.

“O Clima e Sociedade é muito grato a CIFF, um de nossos financiadores, por ter tido a iniciativa de oferecer este workshop no Rio de Janeiro. Foi uma oportunidade ímpar para o iCS e seus donatários conhecerem melhor a metodologia de avaliação de impacto, e refletirem sobre a importância de dados quantitativos confiáveis para se avaliar o impacto de intervenções sócio-ambientais. Foi também a primeira vez que o iCS reuniu donatários de diferentes portfólios, e a interação entre eles foi muito boa. O iCS pretende realizar outro evento de capacitação no segundo semestre, cujo tema ainda será definido”, finalizou Luiza de Mello e Souza, Gerente de Relações Institucionais do iCS.

Donatários do iCS presentes:

Bike Anjo

Casa Fluminense

CBC – Centro Brasil no Clima

Corrida Amiga

IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor

IEI Brasil – International Energy Initiative

IEMA – Insyituto de Energia e Meio Ambiente

InfoClima

Instituto Escolhas

ITDP – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento

LabMOb – Laboratório de Mobilidade Sustentável / UFRJ

Observatório do Clima

WRI Brasil – World Resources Institute

Outras Instituições Presentes:

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

CPI-RIO – Climate Policy Initiative

2017. Todos os direitos reservados.