Loading Events

21ª edição do projeto “Diálogos Futuros Sustentáveis”, coordenado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pela Embaixada da Alemanha no Brasil, no intuito de elevar a discussão sobre mudanças climáticas através da perspectiva dos agentes da transformação, trará a discussão sobre a Industria do Carvão no Brasil.

No Brasil, a indústria do carvão tem se baseado na Região Sul há décadas. Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm cerca de 4.000 empregos diretos e mais de 20.000 empregos indiretos relacionados ao carvão indústria, e alguns municípios têm sido historicamente ligados ao carvão exploração. Embora possa ter relevância regional, as usinas a carvão dependem subsídios multimilionários para continuar operando (cerca de 1.100 milhões de reais), e é economicamente inviável a partir de sua implementação. As atividades de mineração têm um enorme impacto saúde, meio ambiente e trabalho. Hoje, mais de 50% da força de trabalho do carvão não dispõe de proteção e salvaguardas sociais adequadas, consolidando condições de emprego. Ao trazer a questão da mão de obra do carvão no Brasil, importa destacar outras discussões relevantes, como a transição justa de trabalhadores de combustíveis fósseis para novos setores de carbono zero, sem deixar ninguém para trás.

Participarão da discussão: Nelson Karam, DIEESE – Transição Energética, Christine Herntier, prefeita de Spremberg (Alemanha) e membro da “Comissão phase-out de carvão” da Alemanha e Genoir José dos Santos ( Foquinha ) presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Carvão nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A moderação será feita por Roberto Kishinami, Coordenador Sênior do Portfólio de Energia do iCS

21ª edição do Diálogos Futuro Sustentável será transmitida ao vivo, no dia 06 de Outubro  de 2022, às 10h30, no canal oficial do Instituto Clima e Sociedade no YouTube nos idiomas PORTUGUÊS e ALEMÃO.

Go to Top