A 21ª edição do projeto “Diálogos Futuros Sustentáveis”, coordenado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pela Embaixada da Alemanha no Brasil, no intuito de elevar a discussão sobre mudanças climáticas através da perspectiva dos agentes da transformação, trará a discussão sobre a Industria do Carvão no Brasil.
No Brasil, a indústria do carvão tem se baseado na Região Sul há décadas. Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm cerca de 4.000 empregos diretos e mais de 20.000 empregos indiretos relacionados ao carvão indústria, e alguns municípios têm sido historicamente ligados ao carvão exploração. Embora possa ter relevância regional, as usinas a carvão dependem subsídios multimilionários para continuar operando (cerca de 1.100 milhões de reais), e é economicamente inviável a partir de sua implementação. As atividades de mineração têm um enorme impacto saúde, meio ambiente e trabalho. Hoje, mais de 50% da força de trabalho do carvão não dispõe de proteção e salvaguardas sociais adequadas, consolidando condições de emprego. Ao trazer a questão da mão de obra do carvão no Brasil, importa destacar outras discussões relevantes, como a transição justa de trabalhadores de combustíveis fósseis para novos setores de carbono zero, sem deixar ninguém para trás.
Participarão da discussão: Nelson Karam, DIEESE – Transição Energética, Christine Herntier, prefeita de Spremberg (Alemanha) e membro da “Comissão phase-out de carvão” da Alemanha e Genoir José dos Santos ( Foquinha ) presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Carvão nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A moderação será feita por Roberto Kishinami, Coordenador Sênior do Portfólio de Energia do iCS
A 21ª edição do Diálogos Futuro Sustentável será transmitida ao vivo, no dia 06 de Outubro de 2022, às 10h30, no canal oficial do Instituto Clima e Sociedade no YouTube nos idiomas PORTUGUÊS e ALEMÃO.