Transcorridos 30 anos da Rio-92, o Rio de Janeiro celebra o legado ambiental e convoca as cidades e toda a sociedade a construir os pressupostos de uma vida sustentável e inclusiva com a Conferência de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Inclusivo – a Rio+30 Cidades.
A partir do legado das conferências Rio-92, Rio+20 e Estocolmo+50, a Rio+30 Cidades propõe-se a desenhar uma agenda urbana ambiciosa para um presente verde para todos.
Nesse sentido, o Rio convida todos a se reunirem na cidade nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2022 para discutir propostas e elevar a ambição dos compromissos das cidades na promoção do desenvolvimento sustentável e ação climática hoje.
Ao longo de três dias, diferentes gerações dos atores que humanizam a cidade – prefeitos, redes, setores produtivos da indústria e do comércio, academia, lideranças locais, comunidades tradicionais, ativistas – irão se encontrar no Rio para refletir sobre as políticas públicas que impulsionam a implementação de ações concretas de baixo carbono com promoção de justiça social.
Os compromissos da agenda urbana do presente serão consolidados na Carta do Rio para Desenvolvimento Urbano Sustentável e Inclusivo, para serem levados como posicionamento para as conferências de agenda climática global, enfatizando o papel das cidades na liderança do combate às mudanças climáticas e o desenvolvimento socioeconômico sustentável.