Foram discutidos os impactos da crise climática na região e os caminhos para ampliar e fortalecer as inovações desenvolvidas nos territórios
“Um papo sério sobre a Amazônia: territórios, comunidades e soluções para a crise climática” foi tema do webinar transmitido nesta quinta-feira (27) no Youtube do iCS. Maria Netto, Diretora-Executiva do iCS, fez a abertura da discussão. Em seguida, participaram Sineia Bezerra do Vale (Conselho Indígena de Roraima/CIR), Laelson Ribeiro de Souza (CONAQ) e Eduardo S. Brondizio (Universidade de Indiana), com mediação de Maíra Fainguelernt, especialista em Engajamento e Governança Climática do iCS.
“Não é possível pensar em mudança do clima sem pensar na Amazônia. E não é possível pensar na Amazônia sem pensar nos povos indígenas e comunidades tradicionais”, disse Maria Netto. Ela ressaltou a importância desses povos para preservar a floresta e a biodiversidade, de que forma os moradores da região têm procurado se adaptar e o que podemos aprender com isso. Assista a um trecho de sua fala:
Sineia Bezerra do Vale, do CIR, explicou como as mudanças climáticas estão sendo sentidas em seu território. Ela é liderança do povo indígena Wapichana, em Roraima, e uma das responsáveis pela construção de planos de adaptação indígena na região. Assista ao histórico dos impactos em suas terras e as iniciativas realizadas para lidar com eles:
Laelson Ribeiro de Souza (CONAQ), do Tocantins, representante das comunidades quilombolas, falou sobre as alterações das chuvas, os impactos na produção de alimentos e no acesso à água, e como são organizados os quintais produtivos, os produtos da sociobiodiversidade e a apicultura:
Eduardo S. Brondizio (Universidade de Indiana) comenta como podem ser estruturadas as soluções para lidar com as mudanças climáticas, levando em conta que muitas vezes os desafios são específicos em cada um dos territórios, mas que políticas públicas são essenciais.
Para assistir ao webinário na íntegra, acesse este link no Youtube do iCS: